Pensando no dia das mães...

0

A catequista Sandra deixou um recadinho no nosso mural, pedindo dicas para fazer uma tarde com as mães. Vamos conhecer um pouco desta irmã de caminhada...

Sou catequista desde 1997 quando fazia preparação para o crisma tinha 17 anos na época e uma amiga também catequista chamada Sandra minha xará me convidou para ajuda-lá na catequese levei um susto, fiquei com medo, mas queria muito esse desafio.Desde de la não consigo ficar sem minhas crianças. Sou abençoada por esse dom, ganho muito com a presença dos meus anjos. Eu sou muito agradecida por Deus ter enviado minha colega como instrumento seu para fazer este convite para mim.
Hoje tenho 30 anos sou casada com uma pessoa maravilhosa meu esposo João, tenho uma pequena que se chama Sabrina de 7 anos, sou catequista e trabalho na pastoral vocacional. Participo da Paróquia Sta Maria Dos Anjos, na cidade de Sorocaba /SP.Ser catequista não é fácil a gente entra com a vontade esse dom que Deus nos dá, depois e que vamos nos preparando nem sempre tem material suficiente, por isso é muito importante este trabalho de vocês. Agora sempre que precisar vou cutucar vocêis. Queridos sejam sempre abençoado por Deus e Maria nossa querida mãe, modelo de catequista.
Até mais.

Eu não sei exatamente a finalidade da tarde da Sandra e as mães da Catequese,creio que ela quer comemorar o Dia das Mães já que esta tarde será em Maio. Andei pensando numas coisinhas e deixo o espaço para quem quiser enviar mais dicas.

Arrumar a sala com um som ambiente ou se possível um data show projetando o vídeo/música (sugestões):
- Obrigado Mãe (Sandy e Alexandre Pires) clique aqui ;
-Minha Mãe (Balão Mágico) clique aqui;
-Vivo por ela (Roberto Carlos) clique aqui;
-Flores em você (Ira!) clique aqui;
-Sou eu assim sem você (Adriana Calcanhoto) clique aqui.

Arrumar a sala com um tapete vermelho, as mães deverão entrar como se estivessem num desfile. Cada mãe vai ser fotografada e receberá uma flor no fim da passarela (aqui seria bom se o próprio filho entregasse a flor a sua mãe).

Realização da dinâmica Pra quem você tira o chapéu? disponível no Blog Educadora Inquieta.

Construção de um painel onde as Mães devem completar a frase "Ser mãe é..." essa frase pode ser escrita dentro de um coração e a medida que forem terminando, elas devem colar no painel. Caso você trabalhe com crianças ou até mesmo adolescentes, em um encontro anterior pode pedir que eles desenhem eles e suas mães, criando um painel de desenhos bem bonitos com o título: Minha mãe e eu. Se for possível também - dependendo da faixa etária - pode pedir fotos e criar esse painel surpresa.

Reflexão da Leitura Bíblica - Lc 2,41-52 (Jesus no templo) ou outra leitura.

Falar brevemente da Cf 2011, enfocando atitudes que valorizem a vida com gestos simples. Deixo aqui a dica de dar como lembrancinha ou sortear para algumas a Sacola de Pão (além de fazer um link com a Cf 2011 é algo útil e barato). A ideia está disponível no Blog Acarajé com Pamonha.

Convidá-las a servir-se na mesa do lanche da tarde. Aliando também a Cf2011 escolha alimentos mais naturais e crie se possível caixas para separarem o lixo conforme seu tipo (coleta seletiva). Se eu fosse fazer esse lanche aqui no Nordeste abusaria do bolo de aipim, beiju, manga, melancia, sucos naturais e etc e tal. Reserve uma parte dos sucos e deixe sem açúcar (providencie um adoçante, as vezes há pessoas que não podem ingerir açúcar). Identifique as comidas com plaquinhas, vai ficar um charme.

Antes da despedida, ou mesmo antes do lanche um grupo de catequizandos pode apresentar uma coreografia (uma musica que fale de Nossa Senhora seria legal, já que estamos no mês dedicado a ela).

Oração final, entrega de lembrancinhas e/ou mensagem.

Sugiro como mensagem o seguinte texto:

Salmo das Mães
Bem-aventurada a mãe que confia no Senhor, que se compraz na observância da Lei Divina.
Retos serão seus filhos; ela se alegrará com a sua posteridade.
Há amor e generosidade no seu coração; seu exemplo permanecerá para sempre.
Nas trevas surgiu uma luz; a mãe nela se ilumina e por isso
é misericordiosa, é compassiva, é boa.
Bem-aventurada a mãe que compreende os seus e os ouve; ela ensinará, ela
conduzirá seus conselhos com prudência, porque se inspira em Deus.
A lembrança da cruz lhe está sempre presente; apoiada nela
não temerá ouvir notícias funestas.
A sua alma está sempre disposta a confiar no Senhor.
Fortalecido pela comunhão diária, seu coração nunca será abalado.
Distribui, dá aos pobres; atende a tudo e a todos.
Seu sorriso permanente vence todos os dissabores. A sua alegria será exaltada na glória.
Bem-aventurada a mãe em cujo seio palpita o próprio Deus.
Seus dias são um Natal perene. O Cristo ressurge em cada ato seu.
Mãe. Que Deus abençoe a cada dia de sua vida.
Autor desconhecido


Espero que a Sandra goste e adapte a realidade dela. Mais ideias nos mandem, será sempre um prazer divulgar. Logo estarei postando algo sobre a Semana Santa, conforme me pediram e outras atividades também.
Abraços,
Clécia


0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails